De batom na boléia


Automobilismo é um esporte que exige bastante dedicação física e mental, treinos e mais treinos para alcançar a perfeição, o piloto tem que lidar com altas temperaturas, ritmo intenso de competições e a pressão por resultados. Desde os primórdios, as corridas sempre foram caracterizadas como algo "para homens" deixando a sutileza feminina de lado em um esporte tão voraz.


Na maioria dos campeonatos ao redor do mundo, os homens dominam o grid. Entretanto, isso não significa que as pilotos mulheres são puramente símbolo da sensibilidade. Alias, pelo contrário, em um caminhão cor de rosa com adesivos de beijos, unhas postiças e muito rimel para realçar os olhos, a piloto Débora Rodrigues, associa a sensibilidade feminina com a voracidade, que supostamente seria associada apenas a figura masculina, para pilotar um caminhão, nada mais nada menos, de quatro toneladas.

A 6º etapa da Fórmula Truck que aconteceu em Londrina, no Paraná, reuniu mais de 20 mil espectadores para assistir esses “pesados” na pista. O campeonato é disputado por sete marcas de caminhões; Volkswagen, Mercedes-Benz, Scania, Iveco, Volvo, Ford, Mann, que fazem da F-Truck o evento que mais lota autódromos no país.

Nesse final de semana, a piloto Débora Rodrigues largou na 16º posição e terminou a prova em 13º, deixando varios “marmanjões” comendo poeira. Já o paulista Felipe Giaffone, agora com 109 pontos, conquistou sua terceira vitória no campeonato e está mais próximo do líder Valmir Bernavides, com 128 pontos, ambos da mesma equipe RM Competições Volkswagen. Giaffone liderou a etapa de ponta a ponta e não foi ameaçado pelos outros pilotos.

Djalma Fogaça (Ford) fez uma corrida sensacional, largando em 22º posição e terminando na nona colocação. O racha da corrida foi entre os pilotos Valmir Bernavides, Wellington Cirino e Beto Monteiro pela disputa da terceira colocação. O pódio ficou desta forma: Felipe Giaffone, (Volkswagen); Roberval Andrade, (Scania); Valmir Benavides, (Volkswagen); Wellington Cirino (Mercedes-Benz); Beto Monteiro (Iveco).

A sétima etapa acontecerá na Argentina no próximo dia 20/09. A expectativa dos organizadores é de um público de mais ou menos 50 mil espectadores.

by Erika Antico Sanchez
picture by Erika Antico Sanchez



1 comment: