Motor da F1 é tão veloz quanto a velocidade de uma bala?




Um assunto que normalmente é destinado aos homens mas, depois de alguns anos, creio que seria injusto, pois quero acreditar que as mulheres também são capazes de apreciar algo tão interessante.

Vamos conhecer esse veloz motor pela concepção de uma mulher. Eu, Erika Sanchez!

E nada melhor que começar pelo coração do carro. Durante 10 anos os carros de Fórmula 1 utilizaram motores V10, aspirados de 3 litros, motores que atingiam facilmente 22.000 rpm e mais de 1.000 hp. No ano de 2006 a FIA (Confederação Internacional de Automobilismo) para melhorar a segurança dos pilotos, fez uma grande alteração no Campeonato Mundial, reduzindo os motores para V8.

Atualmente os motores são V8, 2 cilindros por linha em 90º, de 2.4 litros, 4 tempos e aspirados naturalmente, o que coresponde a 600 litros de ar por segundo sugados pelo motor em regime máximo de funcionamento. Estima-se que os novos carros, estariam atingindo 20.000 rpm, dois mil a menos que os motores V10.

Pois então meninas, para manter esta grande bala com rodas na pista, os carros têm uma aerodinâmica especial. A suspensão tem o desenho em forma de asa de avião invertida, o que aumenta a pressão sobre o carro. Humm, agora entendi o porque os carros terem a aparência de "flechas". Para "voarem" melhor!!

Os carros não têm compressão e turbo, e são com o máximo de 4 válvulas por cilindro. No escapamento os gases saem a mais 1.000 ºC. Podendo torrar uma pessoa em questão de segundos. Por isso é muito importante equipamento de segurança para os pilotos e mecânicos, principalmente roupas "macacões" a prova de fogo.

O consumo de combustível gira em torno de 75 litros a cada 100 km, ou seja, 1,33 km por litro (e você acha que seu carro gasta muito!), 80 % do carro são feitos de fibra de carbono, como a suspensão, assento do piloto, caixa de pedais, embreagem, célula de sobrevivência, etc.

Imagina o quanto deve ser leve estes carros comparados ao nosso Fusca Herb??

Para que tudo de certo durante a corrida, o carro precisa estar muito bem preparado e acertado. Afinal, as leis da física não podem tirar férias e nem favorecer esta, ou aquela equipe! E isso é feito através do design do carro, das condições de temperatura e umidade, direção e velocidade do vento, rendimento do motor. Está explicado o porque, da existência de 500 ou mais pessoas trabalhando nas grandes equipes. Tudo para buscar a perfeição!!

Como parar este potente motor??? Um carro de Fórmula 1 atinge, aproximadamente, 156 Km/h apenas de primeira marcha e, para reduzir a velocidade de um carro à 320Km/h discos e pastilhas de fibra de carbono são usados. Muitas vezes é possível ver o sistema de freios aquecidos e avermelhados.

Mas e aí? Os carros de Fórmula 1 são velozes quanto à velocidade de uma bala?

Bom, ainda não inventaram um motor de carro tão potente e veloz quanto a velocidade de uma bala.

Get Well Felipe Massa!!
By Erika Antico Sanchez

No comments:

Post a Comment